menu

Aniversário do Cerlalc: diálogos e projeções para construir sociedades leitoras

Autor
Coordinación Comunicaciones
Fecha
16 noviembre, 2021

Etiquetas

O Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe – Cerlalc comemora seus 50 anos de compromisso com a construção de sociedades leitoras. Desde suas origens, depois do Acordo de Cooperação Internacional entre a Colômbia e a Unesco (1971), o Cerlalc consolidou-se como um dos centros especializados para garantir a livre circulação do livro. 

Atualmente, o Cerlalc é a única destas organizações que ainda existe, estabelecendo-se como um dos centros de categoria 2 mais antigos, e o único no mundo comprometido com o fomento da leitura. 

Desde suas três diferentes áreas de atuação: Leitura, Escrita e Bibliotecas; Produção e Circulação do Livro; e Direito de Autor, o Centro promove uma contribuição direta às convenções da Unesco, e às necessidades dos 21 países membros do Centro e do âmbito global.

É por isto que o nosso trabalho se caracteriza pela promoção de ferramentas que respondam às necessidades dos governos e seus planos de leitura, bibliotecas, livrarias, editoras e todas as pessoas, incluindo o leitor, que permitam que a leitura e o livro, em todos os seus suportes, continuem orientando a transformação de nossas sociedades. 

Por este motivo, os convidamos a participar do ‘Aniversário Cerlalc: diálogos e projeções para construir sociedades leitoras’, uma semana dedicada a reconhecer a importância do livro e da leitura para o desenvolvimento integral da região. 

A partir de terça-feira, 16 de novembro até o dia 19 do mesmo mês, estaremos apresentando uma série de conferências virtuais, através de nossa página no Facebook e canal no YouTube, que servirão de marco para discutir o futuro da leitura, do livro, das bibliotecas e do setor editorial e cultural em nossa região

Para este evento contaremos com especialistas internacionais como Mónica Nepote, Joaquín Rodriguez, Bel Santos e Jesús Savage, que a partir da sua experiência nos darão um olhar sobre o que se espera do setor do livro em Iberoamérica. 

Por tanto, esperamos contar com vocês para comemorar estes 50 anos de aniversário que refletem o nosso trabalho em rede ligando ideias e ações, com o propósito de gerar conhecimentos que permitam aos nossos países abordar o presente e o futuro. 

Agradecemos a sua atenção. 

Cordial saudação. 

Andrés Ossa 

Diretor do Cerlalc