menu

Cerlalc e MinCultura presidiram Encontro de Bibliotecários Públicos de El Salvador

Autor
Coordinación Comunicaciones
Fecha
22 noviembre, 2018

Etiquetas

O Ministério da Cultura de El Salvador e o Cerlalc realizaram entre os dias 8 e 9 de Novembro o Primeiro Encontro de Bibliotecários da Rede de Bibliotecas Públicas de El Salvador, no Teatro Nacional de San Salvador.

Na reunião o Cerlalc entregou os resultados do estudo que realizou em 34 bibliotecas públicas para desenvolver um roteiro que contribuir para melhorar a gestão do orçamento baseado em rede, o nível de formação do pessoal e serviços técnicos.

O lançamento foi presidido pela Ministra da Cultura, Silvia Elena Regalado Blanco; a diretora do Cerlalc, Marianne Ponsford; e César Pineda, diretor geral de Redes Territoriais.

«Como instituição, estamos cientes das limitações que as bibliotecas públicas têm no nível de recursos. Com o acompanhamento do Cerlalc no desenvolvimento do diagnóstico temos o compromisso de fazer visíveis os resultados para que uma nova administração retomar o processo com mais luz e clareza», disse a ministra Regalado.

Por sua parte, Marianne Ponsford disse que «o Cerlalc realizou esse diagnóstico nacional porque o governo salvadorenho tinha a vontade política de apoiá-lo. Que um governo queira fortalecer espaços públicos de leitura, como direito essencial para o pleno exercício da cidadania é uma sinal evidente de que busca melhorar a vida dos seus cidadãos”.

Entre os convidados estavam Gloria Estella Núpan, bibliotecária vencedora do Prêmio Daniel Samper, Colômbia (2014); Sandra Suescún, coordenadora de Gestão Regional de Bibliotecas do programa INELI Ibero-América; Óscar Rodríguez, bibliotecário da Costa Rica; Manuel Velasco, do Ministério da Educação; Lilian Montenegro, do Ministério da Cultura; Jennifer García e Hilda Gómez, da Escola Britânica Cuscatleca; bem como outras autoridades e atores envolvidos no setor das bibliotecas salvadorenhas.