menu

Subdiretor técnico no lançamento Repensar as políticas culturais em São Paulo

Autor
Coordinación Comunicaciones
Fecha
22 noviembre, 2018

Etiquetas

O subdiretor técnico do Cerlalc, Francisco Thaine, participou do lançamento do Relatório Global 2018 Unesco «Repensar as políticas culturais: criatividade e desenvolvimento» em São Paulo o dia 6 de novembro de 2018, na primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), organizado pelo Ministério da Cultura do Brasil.

Thaine fez uma palestra sobre «Bibliodiversidade e troca de bens culturais na indústria editorial na América Latina» onde explicou que os pequenos editores, representando 90,53% do total da América Latina, só publicam 27% dos livros, os editores de médio porte, que representam 8,22%, editam 37% dos livros, mesmo que os grandes editores, que representam apenas 1,25%.

«Esse panorama indica grandes desafios para garantir a bibliodiversidade na produção editorial latino-americana e demonstra que há uma concentração marcante nos grandes selos editoriais. É essencial que os novos esforços de políticas públicas, voltados ao fomento do desenvolvimento da indústria, considerem esse contexto», explicou o subdiretor.