menu

Como conservar a memória bibliográfica da América Latina no formato digital

Autor
Coordinación Comunicaciones
Fecha
17 diciembre, 2018

Etiquetas

Os dias 29 e 30 de novembro na sede do Cerlalc se realizou a Mesa de depósito legal e repositórios digitais, organizado pelo Centro.

Ana Maria Cabanellas, do Grupo Iberoamericano de Editores (GIE), Veronica Fiore, da Biblioteca Nacional Mariano Moreno da Argentina, Ivan Buzeta da Biblioteca Nacional do Chile, Myriam Marin e Johanna Gallego da Biblioteca Nacional da Colômbia, Mar Pérez da Biblioteca Nacional da Espanha, Silvia Salgado da Biblioteca Nacional do México, e Milagros Delgado da Biblioteca Nacional do Peru e a equipe dos Direitos Autorais do Cerlalc discutiram como regular os estatutos do depósito legal digital, das obras órfãs e os repositórios digitais na região.

Definiram critérios para reduzir os problemas atuais de armazenamento e gerenciamento de conteúdos em formato físico, as principais lacunas identificadas nas actividades de controlo e exigência de direitos autorais, os pontos de priorização para armazenar amostras representativas do conteúdo web e o quadro geral para a regulação do depósito legal no formato electrónico.  

Ana Maria Cabanellas exaltou a importância da figura do depósito legal para a conservação do património bibliográfico das nações e observou que o depósito legal precisa de um maior apoio do sector da edição.

Os representantes das bibliotecas patrimoniais concordaram que o empréstimo público escapa a natureza e fins do depósito legal e pediram a assistência técnica do Cerlalc para conduzir pesquisas em cada país, promovendo, assim, a regulamentação e implementação do depósito legal.

No próximo ano, o Centro vai enviar aos participantes o documento com as orientações definidas e a Mesa poderá continuar os seus trabalhos em um fórum virtual fechado.