menu

Día de troca de planos de leitura do Brasil, a Colômbia e Bogotá

Autor
Coordinación Comunicaciones
Fecha
17 diciembre, 2018

Etiquetas

Entre os dias 7 e 12 de dezembro de 2018, o Cerlalc organizou a agenda em Bogotá e Medellín dos bibliotecários vencedores da versão 2018 do Programa Conecta Biblioteca, conduzido pela ONG Recode, em coordenação com o Plano Nacional de Leitura e o Sistema de Biblioteca Pública Nacional do Brasil, patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates.

O dia 10 de dezembro, o Centro levou uma oficina na sua sede sobre planos de leitura e experiências bibliotecárias do Brasil, a Colômbia e Bogotá. Nesta, Renata Costa, diretora do Plano Nacional do Livro e da Leitura do Brasil (PNLL), Sandra Suescún, coordenadora da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas da Colômbia (BPN) e Juliana Roa, do Plano Distrital de Leitura «Ler é voar» de Bogotá, apresentaram as suas experiências nacionais e locais.

Michele Cristina da Silva, da ONG Recode apresentou a Conecta Biblioteca, um programa nacional para incentivar a mudança social através de bibliotecas públicas. Elanir Fernandes Cardoso, da Biblioteca Pública Municipal Wilson Marques de Tomé-Açu da Amazônia e Patricia Itaibele Gomes Pereira, da Biblioteca Professora Maria Santana do Nascimento, vencedoras da versão 2018 do prêmio Conecta Biblioteca, disseram aos participantes as suas boas práticas que levaram a receber o reconhecimento.

A coordenadora de Leitura e Bibliotecas do Cerlalc, Jeimy Hernandez, disse que «este tipo de intercâmbio promove a cooperação regional ea possibilidade de replicar experiências significativas em outros países na região”.