menu

Hoje lançamento no México do Protocolo de intervenção cultural em emergências

Autor
Coordinación Comunicaciones
Fecha
22 noviembre, 2018

Etiquetas

O dia 22 de novembro, o Cerlalc entregou à Secretaria da Cultura do México, «A força das palavras: protocolo de intervenção cultural em situações de emergência», uma guia de ação para todas as fases de uma emergência, desde a prevenção ao alívio e a recuperação.

O evento, realizado na Biblioteca Vasconcelos na Cidade do México, é presidido pela Diretora do Cerlalc, Marianne Ponsford; a diretora geral de publicações da Secretaria da Cultura do México, Marina Núñez; diretora para a promoção da leitura, Angélica Vásquez; e o diretor da Biblioteca Vasconcelos, Daniel Goldin.

Como Marianne Ponsford disse no prefácio, «o protocolo tem a certeza de que a leitura, a escritura e, em geral, o uso da palavra, são catalisadores de histórias, ferramentas para renomear o mundo e colocar em palavras as experiências vividas O protocolo reafirma, então, uma compreensão das práticas culturais como ações coletivas que fortalecem o capital social e projetam um futuro compartilhado».

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação ea Agricultura (FAO), 70% das emergências na América Latina tem relação com o clima. E, de acordo com um relatório da CEPAL e UNICEF, a freqüência de desastres na região aumentou 3,6 vezes nos últimos 50 anos.

Por essas razões, o Cerlalc busca que o protocolo seja implementado com sucesso no México e em outros países da região, quando necessário.