No âmbito da Segunda Conferência de Alto Nível da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Cooperação Sul-Sul na cidade de Buenos Aires, no dia 18 de março, a Biblioteca Nacional Mariano Moreno apresentou o Software desenvolvido pelo CERLALC para a catalogação de obras em formatos acessíveis, como um exemplo destacável de Cooperação Sul-Sul.
O software faz parte do programa do CERLALC para a implementação na América Latina de o Tratado de Marrakech para facilitar o acesso às obras publicadas para pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso e a extensão de seus benefícios para outras deficiências perceptivas.
O software, desenvolvido especialmente para seus países membros, permitirá construir um catálogo de metadados de obras adaptadas a formatos acessíveis. Esta ferramenta oferece aos países a oportunidade de classificar as obras que já estão nestes formatos e a inclusão daquelas que se adaptem posteriormente. Além da Argentina, já fazem parte do programa o Equador e o Panamá, e estão em processo de incorporação a Guatemala, o Peru e Cuba.
Durante o evento, a biblioteca reafirmou a sua aliança com o CERLALC como modelo de cooperação Sul-Sul e, em particular, com o objetivo de promover a construção de um registro nacional de entidades autorizadas e catálogos nacionais deste tipo de obras.