Para o Cerlalc, a digitalização em massa do conteúdo editorial é essencial para as políticas culturais do livro e da leitura, pois incentiva a consolidação de repositórios e sistemas de empréstimos públicos digitais em formato eletrônico as bibliotecas nacionais da América Latina.
Com base nisso, o Centro formou a mesa de trabalho sub-regional sobre o depósito legal e repositórios digitais, uma instância de discussão para planejar diretrizes regulatórias nos países latino-americanos, e para instalar na agenda pública a necessidade de sistemas empréstimo público em formato eletrônico como medida para democratizar o conhecimento.
Em particular, a mesa produzirá diretrizes para a adoção de estatutos para o uso de obras órfãs e a atualização dos regulamentos do depósito legal.
A primeira reunião terá lugar nos dias 29 e 30 de novembro de 2018 em Bogotá e terá a participação de representantes das bibliotecas nacionais da Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Peru, e o Grupo Iberoamericano de Editores (GIE).