menu

Webinário 40 anos da ALB e 50 anos do Cerlalc

Autor
Coordinación Comunicaciones
Fecha
5 noviembre, 2021

Etiquetas

AprenLendo na educação superior, se sofre ou se curte a leitura?

“… Se a palavra adquire tal poder de ação, é porque ela está impregnada de àse [força, poder], pronunciada com o hálito – veículo existencial – com a saliva, a temperatura; é a palavra soprada, vivida, acompanhada das modulações, da carga emocional, da história pessoal e do poder daquele que a profere…”(Juana Elbein dos Santos, 2002, p. 46).

Com o motivo dos 50 anos do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe – CERLALC – UNESCO e dos 40 anos da ALB – Associação de Leitura do Brasil, apresentamos o webinário AprenLendo na educação superior, se sofre ou se curte a leitura?, como uma oportunidade de intercâmbio de saberes e experiências, e de um grato encontro de amigos para comemorar a fantástica coincidência de completar no mesmo mês tantos anos de trabalho em favor da leitura. Neste contexto, este evento também serve de espaço para anunciar o novo convênio assinado entre as duas organizações, ALB e CERLALC – UNESCO, dando início a novas ações conjuntas no Brasil e a partir do Brasil para toda a América Latina e o Caribe

A ALB nasceu em 1981, quando o Brasil se mobilizava, cada vez mais, para a conquista de seu processo de redemocratização. Nasceu para “lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro” vindo somar-se a outras associações e entidades civis, nesse desenho de uma nova sociedade. 

Foi no âmbito da ALB, de seu Congresso de Leitura do Brasil – COLE (que este ano contou com o apoio logístico do CERLALC), suas revistas Leitura: teoria & prática e Linha Mestra e outras ações da entidade, que se equacionou o ensino da leitura em todos os níveis; as muitas formas de ler numa sociedade diversa; a urgência de fortalecer a política de estado para a leitura; o passado e o futuro da leitura e do livro no Brasil; a leitura e os professores; as múltiplas linguagens; e muitos outros temas em sua relação com a leitura, a cultura e a educação. 

Para este evento trouxemos leitores que transvêem um mundo de múltiplos tempos da ALB, não importando a idade, não importando a história e a contribuição que deram. Importa sim o cuidado que dedicam aos novos, aos futuros e aos leitores que ainda estão por vir, ou aos leitores do porvir. 

AprenLendo na educação superior – ouçamos o que têm a dizer os nossos convidados, pois afinal, o verbo ler, assim como o verbo amar e o verbo sonhar, não suporta o imperativo, modestamente, eles pedem em suas inflexões educativas um indicativo, em presentes, em pretéritos e em futuros.