menu

XVI Seminário Internacional de Direitos Autorais

Autor
Coordinación Comunicaciones
Fecha
21 September, 2022

Etiquetas

Nos próximos dias 18 e 19 de agosto será realizado o XVI Seminário Internacional de Direitos Autorais, no âmbito da Feira do Livro do Panamá. O evento, organizado em conjunto pelo Ministério da Cultura do Panamá, a Câmara Panamenha do Livro, o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc), a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e a Federação Internacional de Reprodução Rights Organization (IFFRO), será realizada no Radisson Decapolis Hotel na Cidade do Panamá.

A cerimônia de abertura contará com a presença de Giselle González, ministro da Cultura do Panamá, Andrés Ossa, diretor da Cerlalc e Orit Btsech, presidente da Câmara do Livro panamenha, além de dois representantes das organizações OMPI e IFFRO. A programação do seminário apresenta diferentes painéis e conferências com o objetivo de aprofundar os diferentes aspectos dos direitos autorais.

A conferência «Contratos inteligentes para o setor editorial e negociação de direitos para exploração multimodal», será ministrada por Fredy Forero, Gerente de Direitos Autorais do Cerlalc. Esta palestra pretende fazer uma introdução à negociação de direitos com autores para o desenvolvimento de estratégias de exploração multicanal e multimídia das suas obras, venda de direitos a terceiros e gestão de obras derivadas. Também explorará o que o uso de contratos inteligentes acarretará para autores, editores e outras partes envolvidas, e o conjunto que está sendo desenvolvido pelo Cerlalc será apresentado.

Da mesma forma, a Forero participará do painel “Tendências legislativas e questões relevantes atuais no campo dos direitos autorais”, palestra que vai girar em torno da premissa “A evolução dos hábitos de consumo e a interação nas redes sociais vêm mudando a percepção do conceito de autoria e trabalho no público que compartilha conteúdo sob termos e condições desconhecidos. A isso se somou, nos últimos tempos, o surgimento do blockchain, do metaverso e do NFT, sobre os quais, a julgar pelo que vários analistas apontaram, o futuro da Internet vai mudar. Um cenário desta natureza coloca desafios sem precedentes para os direitos autorais.«

Convidamos você a conhecer todo o programa do seminário clicando no botão a seguir.

Programação